A digitalização dos negócios é um dos maiores desafios para as micro, pequenas e médias empresas (PME) do Norte de Portugal. Para ajudar as empresas na transição para a economia digital, foi lançada a Academia Digital Acelerar o Norte, uma plataforma online gratuita que disponibiliza capacitação em áreas-chave da presença digital e do comércio eletrónico.
Criada no âmbito do projeto Acelerar o Norte, a academia tem como objetivo capacitar gestores, empresários e colaboradores do negócio, fornecendo-lhes ferramentas essenciais para que as suas empresas e marcas possam ter uma presença digital mais forte e competitiva. Entre os conteúdos disponíveis estão temas como posicionamento da marca online, criação de websites, utilização estratégica das redes sociais e vendas online.
A necessidade do lançamento desta iniciativa decorre do estudo realizado junto de mais 600 PME da região, que revelou falta de recursos humanos qualificados e desconhecimento sobre novas tecnologias como principais barreiras à transição digital. Em resposta às necessidades apontadas no estudo, o projeto tem vindo a promover, desde junho de 2024, workshops presenciais e online, num programa de ação que prevê 200 sessões e que agora é complementado por esta plataforma de aprendizagem flexível e acessível.
O acesso à Academia Digital Acelerar o Norte já está disponível no site aceleraronorte.pt, mediante um registo gratuito. Os cursos, estruturados em módulos com vídeos, materiais de apoio e exercícios interativos, permitem que cada utilizador aprenda ao seu ritmo e obtenha um certificado de conclusão.
A expetativa do consórcio promotor, liderado pela CCP e que integra ainda a AEP, AHRESP e ACEPI, é ambiciosa: até ao final de 2025, o Acelerar o Norte pretende apoiar 9 mil empresas com vouchers, mas o impacto das atividades do projeto poderá chegar a mais de 50 mil empresários e colaboradores. “A capacitação digital é um passo essencial para que a transformação tecnológica não fique apenas pela adoção de novas ferramentas, mas se traduza em melhorias reais na competitividade das empresas”, afirmam os responsáveis do consórcio, para quem o foco na capacitação dos empresários nortenhos neste domínio se revela como objetivo estratégico para o desenvolvimento da região.
“Este projeto representa um investimento estratégico na modernização do tecido empresarial do Norte, garantindo que negócios de todas as dimensões possam beneficiar das oportunidades da economia digital, contribuindo para que uma das metas do PRR seja cumprida”, reforçam.
O Acelerar o Norte – projeto financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU, enquadrado na medida Aceleradoras de Comércio Digital, que integra o investimento 02 – Transição Digital das Empresas da componente 16 – Empresas 4.0 do PRR – propõe-se a contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.