Balanço positivo no primeiro ano do projeto Acelerar o Norte

Um ano após o início do projeto Acelerar o Norte, os resultados mostram um impacto significativo na promoção da transição digital das empresas na região Norte. A equipa de gestão percorreu mais de 6 mil quilómetros, numa operação que envolveu as equipas das 16 Aceleradoras de Comércio Digital na cobertura de toda a região. Cada uma destas Aceleradoras, por sua vez, somou outros tantos milhares de quilómetros para chegar às empresas e garantir que nenhuma fica para trás.

O esforço conjunto produziu resultados expressivos: mais de 4.500 empresas manifestaram interesse em participar no projeto, reforçando a necessidade de intervenções que as preparem para os desafios da economia digital.

Entre as iniciativas realizadas nesta primeira fase de execução do projeto, destacam-se 34 eventos de sensibilização e 78 ações de capacitação, que reuniram mais de 4.000 participantes. As sessões, que somam um total de mais de 200 horas, foram conduzidas por especialistas altamente qualificados e cobriram diferentes aspetos da transição digital, como ferramentas tecnológicas, estratégias de e-commerce e marketing digital.

O sucesso do projeto também se deve à colaboração de mais de uma centena de entidades, incluindo autarquias, associações empresariais locais e regionais e organizações privadas. Esta rede de apoio tem sido fundamental para transformar o projeto numa mega-operação de digitalização que está a capacitar as empresas dos setores do comércio, dos serviços pessoais e ainda da restauração e similares. Para Nuno Camilo, diretor do projeto, o balanço é positivo. “Os resultados alcançados são encorajadores, mas é crucial que as empresas adiram rapidamente ao programa para aproveitarem ao máximo esta oportunidade. Queremos que o Norte seja o baluarte da digitalização em Portugal”, afirma.

O projeto, que no último trimestre de 2024 se encontra numa nova fase de implementação, iniciou a entrega de vouchers de até 2 mil euros, destinados a empresários interessados em digitalizar os seus negócios, com o intuito de aumentar a competitividade, otimizar processos e fortalecer a presença digital das suas marcas.

“O Acelerar o Norte está a criar condições para que a região se afirme como referência em competitividade e inovação, garantindo que as empresas locais acompanham as transformações tecnológicas necessárias para prosperar na era digital”, conclui este responsável.

O Acelerar o Norte – projeto financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU, enquadrado na medida Aceleradoras de Comércio Digital, que integra o investimento 02 – Transição Digital das Empresas da componente 16 – Empresas 4.0 do PRR – propõe-se a contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.