Projeto Acelerar o Norte capacita mais de 2 mil profissionais em 78 workshops

O Projeto Acelerar o Norte tem sido um marco na transformação digital das empresas da região. Desde o início deste ciclo sessões de capacitação, em junho de 2024, até ao dia 10 de dezembro, a iniciativa já realizou 78 workshops, que somaram 156 horas de formação e atraíram mais de dois milhares de participantes, incluindo gestores e colaboradores de diferentes tipologias de negócio. Estes números refletem o sucesso da iniciativa e o seu impacto na preparação das empresas para os desafios do ambiente digital.

Capacitação adaptada a diversos perfis

Os workshops fazem parte de um programa mais amplo que prevê um total de 180 sessões. Cada sessão é cuidadosamente formatada para atender diferentes níveis de maturidade digital dos participantes garantindo que todos possam encontrar conteúdos relevantes e adequados às suas necessidades. A flexibilidade horária (laboral e pós-laboral) destas sessões, a par da sua realização em diferentes geografias são fatores de diferenciação e inclusão, uma vez que para pequenos negócios, de carácter familiar ou com poucos colaboradores, a participação nem sempre é fácil.

Impacto Regional

A adesão aos workshops reflete o interesse crescente das empresas do Norte em adotar ferramentas e estratégias digitais que lhes permitam tornar-se mais competitivas. De pequenos empreendedores a empresas já consolidadas, a diversidade dos participantes é uma prova da relevância e da abrangência dos conteúdos abordados.

A jornada até agora

O programa de capacitação do Projeto Acelerar o Norte teve início em junho, com as primeiras sessões realizadas em Famalicão, Bragança e Chaves. Desde então, o projeto manteve um ritmo consistente de workshops, consolidando-se como um ponto de apoio essencial para empresas que procuram adaptar-se às exigências do mercado digital.

Próximos passos

Com mais de um terço das sessões concluídas, o Projeto Acelerar o Norte segue com o objetivo de capacitar ainda mais empresas e profissionais nos próximos meses. Durante o período festivo de Natal e ano novo os workshops serão suspensos mas voltarão logo em janeiro de 2025.

Além de fornecer ferramentas práticas e conhecimentos técnicos, o projeto visa fomentar uma mentalidade inovadora e digital na região. Ao fortalecer as competências digitais dos seus participantes, o Acelerar o Norte contribui diretamente para a modernização do tecido empresarial da região, colocando o Norte na vanguarda da transformação digital em Portugal.

O Acelerar o Norte – projeto financiado pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGenerationEU, enquadrado na medida Aceleradoras de Comércio Digital, que integra o investimento 02 – Transição Digital das Empresas da componente 16 – Empresas 4.0 do PRR – propõe-se a contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.