Roadshow para a Digitalização do Norte acelera de Bragança ao Porto

O Roadshow para a Digitalização do Norte está em marcha e, nos dias 18 e 19 de abril, foi a vez de Bragança e do Porto acolherem encontros do ACELERAR O NORTE.

No total, a iniciativa tem previstas 54 ações de sensibilização e pretende chegar a mais de 50 mil empresários, comerciantes e trabalhadores do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares.

Mostrar que a digitalização é para todos os negócios, independentemente da dimensão ou da geografia é o principal objetivo destes encontros. O alvo são as micro, pequenas e médias empresas do Norte de Portugal.

Em Bragança, a abertura da sessão coube à Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança (ACISB), que acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital no âmbito do ACELERAR O NORTE.

“A transição digital impõe-se e quem não acompanhar corre o risco de ficar para trás”, defendeu Maria João Rodrigues, Presidente da ACISB. Para a responsável, iniciativas como esta são necessárias para incentivar as pequenas empresas, sobretudo as que estão a começar. “Esta ajuda significa em muitos casos dar o primeiro passo para a uma realidade a que nenhum empresário pode fugir”, sublinhou.

Já Anabela Anjos, Gestora de Transição Digital na Aceleradora de Bragança, preferiu destacar a componente de capacitação do projeto. “Além de vouchers que permitem aos empresários contratar serviços e soluções tecnológicas, não tenhamos dúvidas que a capacidade de promover o crescimento é através do conhecimento e, atualmente, incontornavelmente o conhecimento digital”, destacou.

De facto, o último Estudo da Economia Digital em Portugal, mostra que, em 2023, 60% da população portuguesa fez compras online, o que significou um gasto de cerca de dez mil milhões de euros na aquisição de produtos e serviços. Trata-se de um crescimento exponencial que não pode ser ignorado por nenhum setor, nem mesmo pelo comércio tradicional, como também ficou patente no encontro realizado no Porto, no dia seguinte.

No Mercado do Bolhão, onde mais de 50% dos negócios ainda não tem uma presença online, o presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, Rubens de Carvalho, começou por lembrar “a importância dos mercados digitais para chegar a novos clientes e tornar a organização do negócio mais eficiente”, mas também a necessidade de mudar o paradigma deste setor.

“Há muitas lojas que ainda não registam a sua presença ‘web’, não gerem redes sociais, nem e-mail têm, e este projeto vem dar resposta a isto. Queremos utilizá-lo como um despertar de consciência de que isto não é um gasto, é um investimento”, sublinhou.

“Promover a mudança e trazer inovação ao comércio tradicional da Invicta” é também o objetivo da Aceleradora Porto – Centro, criada em parceria com a Associação dos Comerciantes do Porto e um dos quatro pontos de contacto do ACELERAR O NORTE na Área Metropolitana do Porto.

Para Nuno Camilo, diretor do projeto, não há dúvidas: o digital representa uma oportunidade de crescimento, visibilidade e receita.

“Sendo verdade que a maioria das empresas já deu este passo, é necessário ter presente que há uma percentagem significativa de negócios que ainda não têm qualquer presença digital ou têm uma presença pouco desenvolvida, o que lhes limita a capacidade de melhorarem os seus negócios. É este chip que queremos mudar”.

O ACELERAR O NORTE, financiado pela União Europeia através do PRR e do NextGeneration EU, estende-se até setembro de 2025 e vai disponibilizar ferramentas gratuitas para avaliação da maturidade digital das empresas, apoio à contratação de serviços digitais e capacitação digital.

Nas sessões do Roadshow, o objetivo passa por mostrar as vantagens da digitalização, com temas como ferramentas de gestão do negócio e relacionamento com o cliente, email e domínio próprio, criação de website, redes sociais e vendas online. Para tal, o programa inclui sempre um painel dedicado ao digital com especialistas da área e ainda casos de sucesso de empresas locais que apostaram na digitalização dos seus negócios.

Os próximos encontros estão agendados para os dias 23 e 24 de abril, em Arcos de Valdevez e Penafiel, respetivamente.

A agenda atualizada pode ser consultada antecipadamente no site www.aceleraronorte.pt.