O Roadshow do ACELERAR O NORTE continua na estrada para impulsionar a entrada no digital de mais empresas do Norte do país.
A Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) e a Associação Empresarial de Felgueiras foram as anfitriãs das sessões realizadas, respetivamente, nos dias 14 e 16 de maio, ambos encontros com a presença dos representantes de várias empresas locais e onde os principais intervenientes destacaram a importância de estar online.
Para reforçar esta ideia, foram apresentados alguns dados referentes à evolução do ecommerce em Portugal. Nuno Camilo, diretor do projeto ACELERAR O NORTE, defendeu, em Vila Real, que a tendência dos últimos anos aponta para o “crescimento sustentado do número de portugueses que faz compras online”, enquanto que a especialista em digital, Elisabete Parodi, destacou que “há um aumento do número de consumidores que realiza pesquisas na internet antes de comprar um produto ou escolher um serviço”.
“A presença digital é indispensável e não significa que o negócio físico está em risco”, defendeu, explicando que “o online é usado, por exemplo, nas chamadas pesquisas “perto de mim”, para comparar preços, confirmar a existência de stock em loja ou ver recomendações”.
“Nem sempre estamos a falar de venda online direta, por vezes o retorno surge como resultado da visibilidade que o online proporciona”, concluiu.
Atrair novos clientes e chegar a novos mercados são algumas das vantagens da digitalização do negócio – um potencial que a Aceleradora de Vila Real, em funcionamento na ACIVR, pretende dar a conhecer aos comerciantes e empresários locais. Até 2025, o objetivo desta Aceleradora é mobilizar para a transição digital as micro, pequenas e médias empresas localizadas na abrangência geográfica da sub-região do Douro.
Missão semelhante terá a Associação Empresarial de Felgueiras, que, na sub-região Tâmega e Sousa, será o ponto de contacto do projeto com os empresários do concelho de Felgueiras, mas também de Baião, Castelo de Paiva, Lousada, Paços de Ferreira, Cinfães, Resende e Lamego.
Apresentada no passado dia 16 de maio, numa sessão destinada a mobilizar o tecido económico e comercial local, a Aceleradora de Felgueiras pretende alavancar a presença digital de mais empresas do comércio, dos serviços e da restauração, numa região que se afirma também no têxtil e no calçado – curiosamente, os produtos mais vendidos no e-commerce português, como apontado no último Estudo da Economia Digital em Portugal, conduzido pela ACEPI e IDC.
Do programa deste encontro fez parte um painel exclusivamente dedicado ao digital, com foco em temáticas como website, redes sociais, ferramentas de gestão e vendas online.
Como habitual, a sessão finalizou com um momento de Perguntas e Respostas, uma oportunidade para esclarecer os participantes sobre a medida Aceleradoras de Comércio Digital no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, na qual o projeto ACELERAR O NORTE se enquadra.
Ao longo dos próximos meses, o ACELERAR O NORTE quer mostrar o potencial do online e tem como meta realizar mais de meia centena de ações de sensibilização no Norte de Portugal.
O projeto, desenvolvido em Consórcio pela CCP, AEP, AHRESP e ACEPI, é financiado pela União Europeia através do PRR e NextGeneration EU.