Mais de meia centena de comerciantes do Alto Minho e do Tâmega e Sousa, respetivamente, aceitaram o desafio lançado pela Associação Comercial e Industrial dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB) e pela Associação Empresarial de Penafiel e participaram no 4º e 5º encontros do Roadshow para a Digitalização do Norte, que se realizaram no dia 23 e 24 de abril.
O projeto ACELERAR O NORTE, em parceria com associações comerciais e empresariais das 8 sub regiões do Norte de Portugal, vai percorrer vários concelhos ao longo dos próximos meses para incentivar micro, pequenas e médias empresas, dos setores do comércio, serviços e restauração a apostar na digitalização dos seus negócios.
Além de uma oportunidade para conhecer as 16 Aceleradoras de Comércio Digital em funcionamento no Norte do país, estas sessões pretendem ajudar as empresas a perceber como é que o digital e a internet podem ajudar a atrair mais clientes e a conquistar novos mercados.
Nos Arcos de Valdevez, Nuno Camilo, diretor de projeto, lembrou que “não estar online é hoje, para muitos setores, o mesmo que não existir!”, uma ideia reforçada por Emília Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal, que, durante a sessão, destacou o quão “relevante é para o Município [dos Arcos de Valdevez] acompanhar a transformação digital das empresas locais”.
Já Elisabete Parodi, especialista em digital, relembrou a necessidade de aproximar os negócios mais tradicionais dos novos consumidores, criando novas oportunidades de negócio. “As lojas tradicionais não têm que fechar, têm é que adaptar-se à nova realidade”, sublinhou.
A ACIAB – Associação Comercial e Industrial dos Arcos de Valdevez e Ponte da Barca é Parceira Oficial do ACELERAR O NORTE e vai acolher uma das duas Aceleradoras que, na sub-região do Alto Minho, vão apoiar os empresários do comércio, dos serviços e da restauração. Para impulsionar a entrada no digital, “as empresas elegíveis para apoio através destas Aceleradoras terão acesso a vouchers até 2 mil euros que podem ser usados para a contratação de serviços de transição digital”, foi também explicado, num painel dedicado a Perguntas e Respostas, pelo Gestor Territorial e de Capacitação do projeto, Francisco Salgueirinho Moreira.
Também em Penafiel, por onde o ACELERAR O NORTE passou no dia 24 de abril, o objetivo foi provar aos participantes as vantagens da digitalização. Numa sessão marcada por testemunhos de empresas locais que apostaram no digital para assegurar o futuro dos seus negócios, foram abordadas as principais etapas para a implementação de um negócio online, assim como os fatores-chave a ter em conta para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. “Nunca antes foi tão fácil e tão acessível promover produtos e serviços”, foi a mensagem vincada pelos vários intervenientes. “A internet é o único lugar onde pequenas empresas, com investimento reduzido, podem competir com grandes empresas”, lembrou Elisabete Parodi, formadora que trouxe para esta apresentação números que ilustram também “o crescimento das compras online entre os consumidores portugueses”.
A Aceleradora de Penafiel será o ponto de contacto do ACELERAR O NORTE nos concelhos de Penafiel, Paredes, Amarante e Marco de Canaveses, um “passo importante no apoio à transição digital do comércio e das empresas na região do Tâmega e Sousa”, como destacaram João Begonha, Secretário-Geral da Associação Empresarial de Penafiel, onde está localizada esta Aceleradora, e Pedro Cepeda, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, que considerou “essencial acompanhar a comunidade empresarial local através de iniciativas partilhadas como esta”.
O ACELERAR O NORTE é um projeto financiado pela União Europeia no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e do NextGeneration EU, dirigido às micro, pequenas e médias empresas do Norte de Portugal do setor do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares.
Até 2025, espera-se que perto de 10 mil empresas venham a aderir ao projeto, beneficiando de um conjunto de vantagens e serviços de apoio à digitalização através de 16 Aceleradoras de Comércio Digital, localizadas em Associações Comerciais e Empresariais da região Norte.
As próximas sessões informativas deste Roadshow decorrem, respetivamente, em Mirandela (7 de maio) Vila Nova de Famalicão (9 de maio), Vila Real (14 de maio) e Felgueiras (14 de maio).
A agenda atualizada pode ser consultada antecipadamente no site www.aceleraronorte.pt.