Mirandela e Famalicão na rota do digital para ACELERAR O NORTE

As cidades de Mirandela e Vila Nova de Famalicão acolheram, nos dias 7 e 9 de maio, respetivamente, o Roadshow do ACELERAR O NORTE, iniciativa que está a percorrer as 8 sub-regiões do Norte de Portugal para mobilizar o tecido empresarial local para a economia digital.  

Em Terras de Trás-os-Montes, coube ao Presidente da Associação Comercial e Industrial de Mirandela, onde está localizada uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital no âmbito do projeto, fazer a abertura da sessão.

Para o responsável associativo, a estratégia para impulsionar e promover o comércio local deve passar pela Internet: “O digital permite ultrapassar as barreiras geográficas e, por isso, é também uma forma de contrariar a interioridade”, defendeu, perante mais de meia centena de representantes de micro, pequenas e médias empresas desta região.

Na apresentação do ACELERAR O NORTE, Nuno Camilo, diretor do projeto, referiu dados estatísticos sobre o comércio digital em Portugal, salientando que “em 2023, os portugueses gastaram mais de 10 milhões de euros em compras online”.

Para Nuno Camilo, estes números “obrigam a uma mudança de atitude nas empresas do comércio e serviços” e o “objetivo do ACELERAR O NORTE é dar esse empurrão”, afirmou.

Já Romeu Sequeira, especialista em marketing digital, defendeu que “o digital não tem que substituir o estabelecimento físico”, uma vez que os dois canais podem complementar-se. “Estar online é uma questão de sobrevivência para qualquer negócio”, sublinhou.

Já em Famalicão, foram mais de 100 os participantes que encheram o Auditório da Universidade Lusíada, a convite da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão. Uma plateia composta por comerciantes e empresários locais movidos pelo interesse em conhecer os apoios à digitalização no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência, assim como a Aceleradora de Famalicão, que, juntamente com a Aceleradora de Fafe, será um dos pontos de contacto do ACELERAR O NORTE na sub-região do Ave.

No evento, que contou com as intervenções de Fernando Xavier Ferreira, Presidente da Direção da ACIF, e de Augusto Lima, Vereador do Município de Vila Nova de Famalicão, a especialista em digital Elisabete Parodi falou de ferramentas de gestão do negócio online com dicas e ideias para alavancar a presença digital.

Ambas as sessões, em Mirandela e Famalicão, contaram com um momento de partilha protagonizado por empreendedores locais que apostaram no digital para impulsionar os seus negócios. José Beça, sócio-Gerente do Mercado do Zé, e Marta Gomes, proprietária da Afonso Maria, deixaram o seu testemunho em Mirandela, enquanto Yang Qi, pelo grupo Mikado, e Jorge Silva pela TIAJO deram a cara pela aposta das respetivas empresas na inovação e digitalização.

Na rota do Roadshow do ACELERAR O NORTE seguem-se Vila Real (14 de maio), Felgueiras (16 de maio), Viana do castelo (20 de maio), Porto (22 maio) e Chaves (28 de maio).

O programa destas sessões conta ainda com um espaço reservado para Perguntas e Respostas, conduzido por Francisco Salgueirinho Moreira, Gestor Territorial e de Capacitação do projeto, que tem como propósito tirar dúvidas, prestar informação sobre as condições de elegibilidade ao projeto e esclarecer o tipo de apoio previsto às empresas.

A agenda atualizada pode ser acompanhada no site aceleraronorte.pt